26 março, 2019

Como conseguir cirurgia plástica pelo SUS



Deseja saber como fazer cirurgia plástica pelo SUS? Poucas pessoas sabem, mas é possível conseguir procedimentos como implantes de silicone, abdominoplastia e outros, através do SUS. 

Confira aqui neste artigo quem pode participar do procedimento, quais as exigências e o tempo de espera.



O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece diversos tratamentos de saúde a cidadãos brasileiros. A cirurgia plástica é uma opção que está incluída nas diretrizes do programa, mas para conseguir quaisquer tipos de procedimentos estéticos oferecidos pelo mesmo, será preciso ter o Cartão SUS, ou seja, o número de registro no sistema.

Esses procedimentos, como qualquer tratamento, consulta ou exames oferecidos pelo SUS é totalmente gratuito, sendo obrigação legal do governo, com objetivo de prestar a população, qualidade de vida. No entanto, para ter acesso aos benefícios é preciso se enquadrar em alguns requisitos.

Quem pode conseguir cirurgias plásticas através do SUS?


A cirurgia plástica pelo SUS não é realizada apenas por estética, pois, as mesmas não são fornecidas às pessoas que estão preocupadas com aquele “pneuzinho”. Pois, o intuito do procedimento é aumentar a autoestima, bem estar e qualidade de vida. Sendo assim, qualquer pessoa terá direito a esse benefício se o mesmo for imprescindível para seguir com a vida normal e psicológica saudável.

As cirurgias plásticas realizadas pelo SUS incluem em sua lista:

·         Ginecomastia
·         Lábio leporino, fenda palatina
·         Deformações causadas por queimaduras
·         Reconstrução de mama devido ao câncer que causou a remoção das mesmas
·         Catarata, deficiência e deformação no rosto
·         Vasectomias e laqueaduras
·         Remoção de pele após bariátrica (abdominoplastia)

O que fazer para conseguir cirurgia plástica pelo SUS de graça?


É preciso que se enquadre nos requisitos exigidos pelo SUS para tornar-se um potencial candidato e conseguir que o procedimento seja custeado pelo governo. O primeiro passo é passar em consultas no posto de saúde mais próximo a sua residência, conversar com o médio e pedir para que o mesmo o avalie.

Se o médico declarar que está apto a essa solicitação, você deverá ir até a Secretaria de Saúde localizada em sua cidade para pesquisar os hospitais que fazem o procedimento pelo SUS, mais próximo de você. As cirurgias poderão ser realizadas em hospital escola, universitário e clínica privada, o que vai depender de cada caso.

Caso o procedimento que deseja realizar não estiver disponível em sua cidade, será preciso ter um encaminhamento para o local mais próximo, caso seja aprovado nas etapas seletivas para cirurgia plástica.

Antes de ser aprovado, provavelmente, você irá receber a visita de um profissional de assistência social, o qual fará um relatório informando que o paciente não possui condições para custear sua própria cirurgia. Incluindo a avaliação psicológica que será realizada para saber se há condições psicológicas para realização do procedimento.

Qual é o tempo de espera?


Sendo aprovado em todas as etapas, ainda é preciso aguardar na fila de espera. Por mais que seja um procedimento oferecido pelo SUS pouco conhecido, as filas de espera são grandes. Você poderá ficar na fila por semanas, meses ou anos, mas o importante é ter paciência para conseguir a realização do procedimento e não ter gastar horrores com cirurgia plástica.

No entanto, se você tiver paciência e superar a espera, vai conseguir consertar as deformidades que limitam sua vida sem ter que gastar rios de dinheiro em cirurgias plásticas particulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

❤ Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante.
❤ Se estiver um blog, deixe o endereço no comentário para que eu possa visitar.
❤ Se por acaso seguir o blog, avise para que eu possa retribuir ;)
❤ Siga meu insta @atrasdorimelblog
❤ Obrigada pela visita e volte sempre.



Atualizações do Instagram

Topo